top of page
sobre-3.png

afárá realizações artísticas é uma produtora cultural que programa e realiza em conjunto com artistas da música e da dança, criações contemporâneas que têm na improvisação e na experimentação a sua força de existir. 

 

A proposta da afárá é criar, investigar, formar, produzir e acompanhar trabalhos autorais e transdisciplinares com foco nas artes performativas, com uma abordagem experimental que engloba música e dança contemporânea.


Aproximamos pessoas e lugares. Incluímos estilos diferentes, realizamos programações expressivas. De dentro pra fora. De uma pessoa pra próxima. Em comunidade. A arte é ponte, meio e rua. Afinal, afárá é ponte em iorubá. afárá é futuro. O futuro é agora.

Afinal, afárá é ponte em iorubá. afárá é futuro. O futuro é agora.

nota de intenção.png

afárá significa “ponte” na língua yorubá. Aproximamos pessoas, lugares e seus desejos, aliados a uma paixão pela experimentação, temos vindo a colaborar com artistas que tornaram possível a emergência de uma linha de trabalho dedicada a aproximar dois universos: a dança e a música, o som e o movimento: as artes do encontro. Afárá surge também com um espaço de aproximação de distâncias e novas conexões, um trânsito entre artistas e lugares, sobretudo na criação de pontes entre países e continentes. São cerca de vinte anos de experiência nas artes performativas entre Portugal e Brasil. A produtora cultural Lysandra Domingues e a bailarina e criadora Mariana Lemos, emergem da filosofia de investigação artística do c.e.m-centro em movimento. Trazendo corpo, a arte relacional, a rua, a cidade, a educação, as mulheres, os feminismos. Temos vindo a prestigiar e acompanhar a produção de um certo ramo da música em Portugal, ligada ao free jazz e à música experimental. Assim, com um jeito de investigar e conectar relações apreendidas ao longo desses anos, mergulhadas na dança e no trabalho social artístico, pedagógico, cultural, fomos ouvindo que a curadoria e a programação podem se dar através do estabelecimento de relações de continuidade, entre os artistas, os diferentes públicos e as instituições parceiras. De dentro pra fora. Duma pessoa para a próxima, em comunidade. Afárá é futuro. O futuro é agora.

fundo afará_edited.jpg
bottom of page