AO MESMO TEMPO
IMPROVISAÇÃO
dança livre
+
música experimental
AO MESMO TEMPO é uma série de encontros performativos de improvisação entre a dança e a música. Nasce a partir de convites que a bailarina Mariana Lemos faz à uma série de músicos do cenário nacional e internacional, da música experimental, improvisada e do free jazz.
Em cada encontro, a bailarina convida artistas para arriscarem ao seu lado duos, trios e quartetos. As sessões de improviso duram cerca de 40/60 minutos e são seguidas de uma conversa entre os artistas e o público, com mediação de um jornalista especializado. Com o intuito de provocar reflexão, aproveitando o feedback para o desenvolvimento e colaborando para a construção de um pensamento sobre o fazer da improvisação que borra as fronteiras da música e da dança, destacando o som como escuta comum, mas sobretudo com um interesse em gerar novos pontos de partida para esta categoria da improvisação. Nestes encontros em que a experimentação é o mote para um mergulho no desconhecido, recorrendo a uma escuta atenta e livre do som, os improvisadores são provocados a navegar no desconhecido. São sempre inaugurações, estreias, aberturas, fendas, novos rumos, outros olhares.
História
Desde o ano de 2019, quando o primeiro dueto aconteceu ao lado do saxofonista brasileiro Thiago França, na Penhasco em Lisboa, já foram realizadas 15 edições, com o apoio e o acolhimento do cem - centro em movimento, em Lisboa. Os músicos parceiros que fizeram parte desta história são: Thiago França (saxofone), João Valinho (bateria e percussão), Rodrigo Brandão (spoken word), Yedo Gibson (saxofone), Felipe Zenícola (baixo elétrico), Maria da Rocha (violino), Carla Santana (electrónicas), Raquel Reis (violoncelo), Mariana Camacho (voz) , Mane Fernandes (guitarra), Zé Lencastre (saxofone), Luís Vicente (trompete).